Insurtech
é um dos termos mais recentes no mercado de seguros. No mundo todo, seus conceitos e vantagens já têm sido utilizados e seus benefícios já podem ser sentidos pelas empresas e pelos clientes.
Mas o que são as Insurtechs?
A palavra “Insurtech” deriva da união de duas palavras em inglês:
Insurance, que significa “seguro”;
Technology, que significa “tecnologia”.
Mas qual é o conceito de Insurtech?
Um dos principais impeditivos ao pensar em proteger e segurar um bem talvez seja toda a burocracia que faz parte do seguro. São muitas páginas, muitas assinaturas, muitos contratos e termos que podem assustar num primeiro momento.
Afinal, seguros envolvem dinheiro, bens, transferência de valores significativos e vários outros detalhes, igualmente importantes.
Insurtechs
são startups, pequenas empresas focadas no cliente das seguradoras, buscando desenvolver sistemas digitais que simplifiquem todo o processo burocrático na contratação de um seguro.
Insurtech:
benefícios e aplicações
A função de uma Insurtech
é promover uma revolução no funcionamento das corretoras de seguros, a fim de automatizar operações, modernizar e melhorar todos os processos analíticos de uma empresa.
Essa
startup
também ajuda no relacionamento com o cliente, auxiliando na promoção de uma verdadeira relação entre ambas as partes, melhorando e fortalecendo o marketing de conteúdo.
O seu maior objetivo é a digitalização de todo o processo. Assim, você é capaz de estruturar o seu negócio da melhor maneira possível, saindo de um modelo baseado em processos manuais e entrando e migrando para um automatizado.
A Insurtech
também possibilita que você ofereça serviços personalizados para os seus consumidores. E isso é ótimo, já que as necessidades de cada cliente são distintas entre si. Com isso, as soluções também acabam não podendo ser as mesmas.
As corretoras de seguros que utilizam o modelo Insurtech
contam com diversos benefícios. Primeiramente, esse modelo prepara a mentalidade dos gerentes e gestores para possíveis mudanças pelas quais o setor sofrerá no futuro.
Além disso, através das mudanças implementadas, a identificação das expectativas dos clientes fica muito mais simples. Assim, é mais fácil atendê-las com eficiência baseado em um modelo de atendimento personalizado.
Como grande parte das questões são resolvidas através da automação de processos, o rendimento das equipes que cuidam da parte burocrática da empresa também é maximizado.
Viu só como optar por trabalhar com uma
Insurtech
pode ajudar no crescimento da sua empresa?