Em decorrência da pandemia da Covid-19, algumas mudanças no setor de seguros precisaram ser aceleradas. Sendo o serviço online uma das mais fortes tendências de mercado para o ano de 2021.
Fatores como o isolamento social e a redução nos recursos financeiros das famílias fizeram surgir novos produtos. Ao mesmo tempo, balizaram a forma de entregar os atuais.
Como o mercado de seguros mudou com a pandemia?
O impacto provocado pela pandemia da Covid-19 afetou drasticamente a saúde da população assim como a economia mundial. O isolamento social necessário, o desemprego e a quebra de muitas pequenas empresas aumentaram significativamente as rotinas virtuais e os negócios online.
Tudo isso aconteceu com uma velocidade espantosa e ninguém estava preparado. E claro, o setor de seguros também estaria envolvido. Em razão das drásticas mudanças, as corretoras de seguro tiveram que se adaptar à nova rotina, 100% online, única forma de manter e atualizar sua carteira de clientes.
Uma transformação que já estava em curso com a digitalização dos instrumentos de relacionamento com os clientes foi profundamente acelerada. Corretores que não dispunham de sites e da comunicação via redes sociais precisaram correr e se adaptar.
Hoje, os negócios com seguros são quase que exclusivamente virtuais, pelo menos em grande parte dos respectivos processos. As ferramentas digitais constituem o instrumento de trabalho do profissional de seguros, assim como o mundo online no seu ambiente de trabalho.
Essa experiência, embora provocada por uma circunstância mundial de saúde, deverá se perpetuar, uma vez que já vinha ocorrendo, ainda que em passos mais lentos. No entanto, a pandemia trouxe uma mudança ainda mais significativa que a intensificação do uso de tecnologia.
Pode-se dizer que a transformação mais importante tem sido observada nos valores e nas prioridades que a população passou a conceder à saúde e às condições de proteção. E o mercado de seguros no país está em constante adaptação.
Mas afinal, quais são as principais tendências do mercado de seguros para esse ano?
Algumas realidades já apontam para o que há de vir neste ano de 2021 no ramo de seguros pós-pandemia. Por isso, preparamos para você algumas tendências que o segmento pode esperar e principalmente para o que deve se preparar.
Insurtechs
Insurtech
é uma expressão com a qual todo profissional de seguros deverá estar familiarizado. Trata-se de um novo conceito empresarial resultante da mescla de
insurance
(seguro) com
technology
(tecnologia).
As insurtechs
são empresas cujo modelo de negócio busca inovação, com as seguradoras atuando em ambiente digital e provendo maior proximidade com o cliente, enquanto oferece maior agilidade nos processos. Nesse sentido, novos produtos estão surgindo no mercado de seguros para atender às novas necessidades que emergem a cada momento.
Telemedicina
Na categoria de serviços online, temos a telemedicina que tem tomado mais espaço a cada dia, em razão do isolamento promovido pela pandemia. Nesse contexto, o atendimento feito à distância com o médico no consultório e o paciente em sua residência permite a realização de consultas e até diagnósticos.
Por sua vez, cresceu o interesse do profissional médico pelo seguro para cobertura de possíveis erros médicos, assim como pelo vazamento de dados de pacientes. O objetivo é levar mais tranquilidade para os profissionais que farão o atendimento.
Possibilidade de contratação online
Com o surgimento das insurtechs, já é possível realizar a contratação de um seguro de vida, por exemplo, de modo customizável e totalmente online. Trata-se de operação simples que envolve desde a cotação até a assinatura digital da proposta.
Na verdade, as operações podem ser realizadas a partir do próprio celular do interessado. Questionários simplificados, escolha de coberturas e assinatura: tudo ocorre no ambiente digital entre o interessado e a corretora de seguros. Trata-se de uma facilidade para o momento de isolamento social, mas que já se mostra efetiva e com previsão de continuidade.
Seguros intermitentes
Os seguros intermitentes surgem como resposta a mais uma situação provocada pela pandemia e a forma como as rendas familiares foram afetadas. Trata-se de atender à necessidade de promover ajustes nas contas domésticas, criando prioridades ainda mais restritivas nos gastos.
Como se viu, as tendências de mercado em 2021 para o setor de seguros se concentram no atendimento online e na operacionalização de todas as fases do seguro em ambiente virtual. Portanto, estar conectado se tornou fundamental.
E você sabia que com a Aceite Seguros você consegue fazer a contratação de seguros de forma online? Converse agora com um de nossos corretores pelo whatsapp 0800 789 1515.